Alguns apontamentos decorrentes da pesquisa de mercado da empresa ExactTarget e divulgados nesta segunda-feira pelo adnews.com.br, reafirmam o potencial das redes sociais e do email marketing para interagir com os consumidores:
A respeito do email marketing:
- 91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos de um email-marketing
- 68% realizaram uma compra a partir de uma mensagem recebida via e-mail marketing
- 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma empresa depois de se cadastrarem para receber o seu e-mail marketing
A respeito do facebook:
- 77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na rede
- 42% dos consumidores do país (idades entre 25-44) já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing na rede social
- 41% dos brasileiros utilizam a rede com propósitos profissionais
A respeito do Twitter:
- 26% dos brasileiros no Twitter interagem com alguma marca na rede social
- 58% dos usuários sempre leem os posts de suas empresas preferidas
- 53% dos consumidores do país estão mais propensos a recomendarem uma marca a um amigo após segui-la no Twitter
Fonte: Adnews. Consulta em 16/07/2012, às 10h23.
Como se percebe os canais de comunicação, independente de sua formatação e formas de uso, integram uma rede de oportunidades para o anunciante. O consumidor que adere a um meio web de informação, normalmente está predisposto à outros canais. Exemplo: Se participa de uma determinada rede social, segue alguma página corporativa com a qual se identifica e acompanha as informações do site dessa empresa, se cadastra em um determinado email marketing, tem maior propensão a comprar determinados produtos pelo email marketing.
Para os anunciantes, perceber essas tendências é essencial para direcionar os investimentos em web. Conhecer o perfil comportamental de seus consumidores e como eles podem chegar até sua empresa é favorável para se otimizar os investimentos.
Caso se interesse por entender melhor a dinâmica desses canais e como trabalhar melhor sua campanha publicitária direcionada à consumidores potenciais, entre em contato conosco
clicando aqui.