CG Propaganda
Marketing digital
Como meu site pode ficar no topo do Google?
Todo site pode ser otimizado utilizando técnicas de programação SEO para melhorar seu desempenho das buscas naturais do Google.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quinta-feira, 01 de Março de 2018
Apelo Racional ou Emocional?
Ao nos depararmos com qualquer tipo de publicidade, recebemos uma mensagem, seja ela sobre a marca, produto ou posicionamento de uma empresa. Basicamente esta mensagem pode ser dividida entre dois estilos de comunicação: Emocional ou Racional.

Toda propaganda não tem como objetivo vender um produto ou serviço?

Sim! Mas antes de lançar algum tipo de comunicação no mercado e consequentemente aos clientes, as empresas buscam conhecer seu público e como atingi-los, utilizando assim, as informações obtidas para desenvolver um apelo de comunicação eficaz para a sua propaganda.

Você já deve ter se deparado com um apelo racional em muitas propagandas e talvez nem tenha percebido a utilização desta técnica ou a diferença entre os estilos.

Entenda melhor:

O apelo racional é encontrado com mais frequência em empresas e produtos que buscam demostrar qualidades e efeitos reais. Busca-se comprovar a eficácia de seus produtos e causar uma diferenciação de seus concorrentes.

Por exemplo:

Jeep:




Vanish:




Já o apelo emocional pode ser percebido mais facilmente dentro da propaganda, já que causa nos consumidores mais do que a vontade de consumir o produto. A mensagem cria um relacionamento e afinidade com a empresa anunciante. O apelo emocional conta histórias e faz com que o produto ou serviço da marca seja relacionado com algum sentimento ou experiência.

Por exemplo:
 
Coca-Cola:



Natura:



Itaú:




Agora que você sabe a diferença entre o apelo racional ou emocional, conheça seu público e produto, utilize o apelo que irá atingir de forma mais eficaz os clientes de sua empresa e aguarde o resultado!
 
Gostou da ideia? Entre em contato, nós podemos te ajudar!
 

©2024 - CG Propaganda - Indaiatuba - SP - Brasil