Por Bruno Cavalvante, CG Propaganda.
Podemos dizer que essa é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de uma empresa. No Brasil surgem 80 mil empresas por ano, sendo que apenas 30% delas passam pelo “teste de sobrevivência” que é o mercado competitivo. Venhamos e convenhamos, abrir uma empresa não é um plano fácil de ser executado e para obter sucesso no mesmo, é necessário traçar um caminho estratégico para que você não se surpreenda negativamente no meio da trajeto.
Para começo de conversa, o empreendedor deve se basear em suas próprias informações, como por exemplo:
• Qual é a missão de sua empresa?
• Quais produtos ou serviços irá oferecer?
• Qual o posicionamento desejado? Uma empresa nacional? Possui recursos próprios?
• Possui algum diferencial? Qual é esse diferencial?
• Quais são os objetivos e metas?
Enfim, baseadas nestas informações podemos começar a pensar em nome, cores e formas. E é nesse momento que entra nossa pequena ambição neste artigo, ajudar quem está chegando agora, a construir sua marca, ou até mesmo quem já está na estrada mas está sentindo a necessidade de rever seus conceitos.
Uma marca, nada mais é do que a união de atributos tangíveis e intangíveis simbolizados num logotipo, moldados de forma adequada criando assim influências e gerando valores. A verdade é que na hora de criar seu logotipo, o “feeling” ajuda muito, mas o conhecimento é fundamental. O criador deve ter conhecimentos e ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível, criando um padrão estético específico, passando assim a mensagem ao público-alvo da melhor forma possível.
Mas como desenvolver uma marca que traduza minha empresa. Aqui vão algumas dicas:
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Podemos dizer que as cores representam 70% do sucesso do logotipo, pois a elas pertence o poder de atrair emotivamente o espectador. É por isso que a propaganda e os meios de comunicação abusam de cores, e extraem o máximo de seu potencial, para despertar sensações, influenciar e envolver o consumidor.
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O ideal é não usar mais do que quatro cores e sim experimentar tons diferentes da mesma cor. - Mas como faço isso? - De repente com brilho e saturação. Seria uma maneira certeira de não mudar as cores. Reforço esse ponto, pois muitos profissionais da área ou até mesmo os clientes, querem destacar tudo na peça, e o pior, usando as cores. Resultado: nada se destaca. Isso acontece com certa frequência.
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Além das cores, vários outros elementos, quando usados com criatividade e conhecimento, favorecem a criação de uma marca que traduza o seu posicionamento como marca. Entre eles, o uso das linhas que delimitam os espaços e criam formas. É importante dizer que o designer ao utilizar linhas finas, deve lembrar de dar a elas destaque e ao mesmo tempo tentar utilizar o menor número de pigmentos, para que assim facilite o entendimento visual do receptor.
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É extremamente importante o logotipo ser bem claro e objetivo, pois enquanto a identidade corporativa traduz as características da empresa manifestando por meio de embalagem, papelaria, folder ou websites, os logotipos são a maneira mais curta de projetar uma marca.
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Um dos grandes problemas dos logotipos é a baixa qualidade de proteção legal. Por mais lindos que sejam, eles precisam ser originais, realmente únicos. Pode acontecer de um mesmo tipo de letra ser utilizado por diversas empresas concorrentes. É aí volto a reforçar a importâncias de se aplicar cores de maneira excelente.
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Cuidado com os símbolos. Eles são boas maneiras de expressão gráfica das marcas, mas precisam também ser originais. Uma forma similar ao do concorrente pode confundir seu cliente. O problema é que muitos criadores trabalham sem critério algum e acabam copiando padrões consagrados, como se o sucesso deles pudesse ser transferido pela simples cópia. Enfim, não adianta apenas cuidar da estética, é preciso trabalhar pesado em cima da identidade e identidade tem que ser única.
Ao desenvolver uma marca, procure conhecer seus clientes ao máximo, saber seus desejos e hábitos de consumo. Pesquise sobre seu público-alvo antes de realizar qualquer trabalho. E lembre-se: muitas marcas necessitam de uma renovação para se levantar. Então o faça da forma mais inteligente, assim você garante o sucesso de sua marca. Se engaje nesse processo decisivo, contando sempre com a orientação de profissionais gabaritados para te ajudar!
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