CG Propaganda
Marketing digital
Como meu site pode ficar no topo do Google?
Todo site pode ser otimizado utilizando técnicas de programação SEO para melhorar seu desempenho das buscas naturais do Google.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Segunda-feira, 12 de Março de 2012
Bom senso é tudo na hora da criação da marca
Por Bruno Cavalvante, CG Propaganda.

Podemos dizer que essa é uma das tarefas mais importantes para o sucesso de uma empresa. No Brasil surgem 80 mil empresas por ano, sendo que apenas 30% delas passam pelo “teste de sobrevivência” que é o mercado competitivo. Venhamos e convenhamos, abrir uma empresa não é um plano fácil de ser executado e para obter sucesso no mesmo, é necessário traçar um caminho estratégico para que você não se surpreenda negativamente no meio da trajeto.

Para começo de conversa, o empreendedor deve se basear em suas próprias informações, como por exemplo:

• Qual é a missão de sua empresa?
• Quais produtos ou serviços irá oferecer?
• Qual o posicionamento desejado? Uma empresa nacional? Possui recursos próprios?
• Possui algum diferencial? Qual é esse diferencial?
• Quais são os objetivos e metas?
 
Enfim, baseadas nestas informações podemos começar a pensar em nome, cores e formas. E é nesse momento que entra nossa pequena ambição neste artigo, ajudar quem está chegando agora, a construir sua marca, ou até mesmo quem já está na estrada mas está sentindo a necessidade de rever seus conceitos.

Uma marca, nada mais é do que a união de atributos tangíveis e intangíveis simbolizados num logotipo, moldados de forma adequada criando assim influências e gerando valores. A verdade é que na hora de criar seu logotipo, o “feeling” ajuda muito, mas o conhecimento é fundamental.  O criador deve ter conhecimentos e ferramentas necessárias para desenvolver seu trabalho da melhor maneira possível, criando um padrão estético específico, passando assim a mensagem ao público-alvo da melhor forma possível.
               
Mas como desenvolver uma marca que traduza minha empresa. Aqui vão algumas dicas:
  • Podemos dizer que as cores representam 70% do sucesso do logotipo, pois a elas pertence o poder de atrair emotivamente o espectador. É por isso que a propaganda e os meios de comunicação abusam de cores, e extraem o máximo de seu potencial, para despertar sensações, influenciar e envolver o consumidor.
     
  • O ideal é não usar mais do que quatro cores e sim experimentar tons diferentes da mesma cor. - Mas como faço isso? - De repente com brilho e saturação. Seria uma maneira certeira de não mudar as cores. Reforço esse ponto, pois muitos profissionais da área ou até mesmo os clientes, querem destacar tudo na peça, e o pior, usando as cores. Resultado: nada se destaca. Isso acontece com certa frequência.
     
  • Além das cores, vários outros elementos, quando usados com criatividade e conhecimento, favorecem a criação de uma marca que traduza o seu posicionamento como marca. Entre eles, o uso das linhas que delimitam os espaços e criam formas. É importante dizer que o designer ao utilizar linhas finas, deve lembrar de dar a elas destaque e ao mesmo tempo tentar utilizar o menor número de pigmentos, para que assim facilite o entendimento visual do receptor.
     
  • É extremamente importante o logotipo ser bem claro e objetivo, pois enquanto a identidade corporativa traduz as características da empresa manifestando por meio de embalagem, papelaria, folder ou websites, os logotipos são a maneira mais curta de projetar uma marca.
  • Um dos grandes problemas dos logotipos é a baixa qualidade de proteção legal. Por mais lindos que sejam, eles precisam ser originais, realmente únicos. Pode acontecer de um mesmo tipo de letra ser utilizado por diversas empresas concorrentes. É aí volto a reforçar a importâncias de se aplicar cores de maneira excelente.
     
  • Cuidado com os símbolos. Eles são boas maneiras de expressão gráfica das marcas, mas precisam também ser originais. Uma forma similar ao do concorrente pode confundir seu cliente. O problema é que muitos criadores trabalham sem critério algum e acabam copiando padrões consagrados, como se o sucesso deles pudesse ser transferido pela simples cópia. Enfim, não adianta apenas cuidar da estética, é preciso trabalhar pesado em cima da identidade e identidade tem que ser única.
Ao desenvolver uma marca, procure conhecer seus clientes ao máximo, saber seus desejos e hábitos de consumo. Pesquise sobre seu público-alvo antes de realizar qualquer trabalho. E lembre-se: muitas marcas necessitam de uma renovação para se levantar. Então o faça da forma mais inteligente, assim você garante o sucesso de sua marca. Se engaje nesse processo decisivo, contando sempre com a orientação de profissionais gabaritados para te ajudar!

Caso queira mais informações sobre a criação de marcas, entre em contato conosco clicando aqui.
©2022 - CG Propaganda - Indaiatuba - SP - Brasil