Através da identidade visual, é possível transmitir que sua marca é única, que se destaca de seus concorrentes e além disso, expõe seus valores e ideais. Ela é composta de um símbolo visual, tipografias, grafismos e outros elementos que formam o logotipo. Este reforça o conceito que a marca quer comunicar, ou seja, ela é a cara da marca e é importantíssimo para que seja reconhecida e lembrada por seus consumidores.
Após já fixada na mente de seus consumidores – o que pode levar anos – é importante atualizar a identidade de tempos em tempos, refletindo sempre o momento atual vivido pela empresa, revelando o processo de maturidade e posicionamento. Para realizar tal tarefa é preciso muito planejamento, organização e o principal: um propósito. Uma atualização que não condiz com a imagem atual da empresa pode dar a impressão de um negócio instável e como consequência, a redução de confiabilidade.
Os principais motivos para atualização de identidade visual são: mostrar evolução, destaque perante a concorrência, mudança de estratégia de vendas, mudança na política de negócios, cenário do mercado ou até mesmo a gestão do negócio. Mas sempre condizendo com a ocasião e público-alvo.
Abaixo alguns exemplos:
Renault
Em 2021 a montadora Renault anunciou a mudança em sua identidade visual. A nova proposta segue uma tendência retrô e minimalista que faz referência ao modelo utilizado pela marca nos anos 70.
A Renault manteve o seu emblema em formato de losango, mas agora é uma figura 2D composta por duas linhas paralelas.
O propósito da mudança, segundo executivos da montadora, é posicionar a marca com produtos mais refinados em todos os mercados em que atua, incluindo o Brasil.
Volkswagen:
A montadora Volkswagen anunciou a transformação de sua identidade visual no Salão de Frankfurt, evento realizado em setembro de 2019.
Por trás da alteração está um novo posicionamento da marca, que quer ser vista como mais moderna e mais próxima de seus clientes.
De acordo com Leandro Ramiro, gerente de marketing da Volkswagen, a nova proposta é uma grande oportunidade, pois resgata pontos fortes da marca, que tem como foco a proximidade com o consumidor. O próprio nome ‘Volkswagen’ ("carro do povo", em alemão) reforça este pensamento, que está na essência da marca. Então, esta nova identidade busca não perder essa imagem e também resgatar a jovialidade que a marca precisa ter, além de ser atual e conectada.
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