Já levantamos algumas vezes em nossos artigos a importância de entregar conteúdo de qualidade ao público de uma empresa e, mais, vender além de um produto. Diante deste cenário, uma técnica bastante utilizada para gerar conteúdo é o Storytelling.
O que é Storytelling:
Storytelling é a capacidade de contar histórias através de uma narrativa que apresenta o produto ou serviço da empresa de maneira sutil, criando assim uma eficaz relação entre a empresa e os consumidores dos produtos que oferece.
A principal característica do Storytelling é a persuasão! Na maioria dos casos, com um apelo emocional
(clique aqui e veja nosso artigo sobre apelo racional e emocional), gerando no consumidor uma aproximação e experiência com a mensagem que está sendo passada, e consequentemente a marca.
Qual o principal objetivo do Storytelling?
Estabelecer uma narrativa que compartilhe um produto ou serviço através de ideais e conhecimentos, ou seja, encantar e cativar a audiência por mensagens que contam histórias.
Por onde eu começo?
Em primeiro lugar, conheça seu público-alvo e que tipo de informações ele costuma buscar. Logo, pense em seu segmento de venda e como será possível criar uma narrativa que relacione seu produto ou serviço com o interesse de seu público. Após estas duas análises, realize as seguintes perguntas:
O que você quer falar? Ex: Novo Jeep Renegade.
Com quem você quer falar? Ex: Compradores em Potencial.
Por que você quer falar? Ex: Lançamento Jeep Renegade
Onde você quer falar? Ex: Facebook, Instagram e Youtube.
Quando você quer falar? Ex: Do dia 26 a 30 de março.
Como você quer falar? Ex: Através das aventuras que o Jeep Renegade proporciona.
Os exemplos acima podem ser aplicados tanto em mídias online (sites, Facebook e e-mail marketing) como em mídias off-line (ações promocionais, TV, outdoors etc). A partir da criação de uma narrativa, todos os conteúdos serão métodos de aproximar a empresa do consumidor.
Gostaria de utilizar o Storytelling na comunicação com seus clientes? Entre em
contato, nós podemos te ajudar!