Ao nos depararmos com qualquer tipo de publicidade, recebemos uma mensagem, seja ela sobre a marca, produto ou posicionamento de uma empresa. Basicamente esta mensagem pode ser dividida entre dois estilos de comunicação:
Emocional ou Racional.
Toda propaganda não tem como objetivo vender um produto ou serviço?
Sim! Mas antes de lançar algum tipo de comunicação no mercado e consequentemente aos clientes, as empresas buscam conhecer seu público e como atingi-los, utilizando assim, as informações obtidas para desenvolver um apelo de comunicação eficaz para a sua propaganda.
Você já deve ter se deparado com um apelo racional em muitas propagandas e talvez nem tenha percebido a utilização desta técnica ou a diferença entre os estilos.
Entenda melhor:
O apelo racional é encontrado com mais frequência em empresas e produtos que buscam demostrar qualidades e efeitos reais. Busca-se comprovar a eficácia de seus produtos e causar uma diferenciação de seus concorrentes.
Por exemplo:
Jeep:
Vanish:
Já o apelo emocional pode ser percebido mais facilmente dentro da propaganda, já que causa nos consumidores mais do que a vontade de consumir o produto. A mensagem cria um relacionamento e afinidade com a empresa anunciante. O apelo emocional conta histórias e faz com que o produto ou serviço da marca seja relacionado com algum sentimento ou experiência.
Por exemplo:
Coca-Cola:
Natura:
Itaú:
Agora que você sabe a diferença entre o apelo racional ou emocional, conheça seu público e produto, utilize o apelo que irá atingir de forma mais eficaz os clientes de sua empresa e aguarde o resultado!
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