Marketing sensorial é uma área do marketing que explora todas as percepções sensoriais do sujeito, e os direciona para adquirir sucesso na experiência do cliente com a marca e, consequentemente, realizar a venda.
Este tipo de ação tem como principal objetivo atingir o subconsciente do indivíduo, estimulando os sentidos: olfato, visão, audição, paladar e tato, desencadeando assim, respostas emocionais nos consumidores.
Implementar o Marketing sensorial em sua marca garante resultados muito positivos, agindo diretamente nos sentidos e gerando uma experiência extremamente relevante e única do consumidor com a sua empresa. Sempre acostumado a ser estimulado apenas pelo visual, ao envolver outros sentidos, o comprador, além de se surpreender, diferencia seu negócio dos demais gerando preferência e fidelidade diante de seus concorrentes.
Como praticar o marketing sensorial?
Visão
O impacto causado pelo estimulo visual, não se limita em imagens, mas também, com a iluminação do ambiente, cores, espaços, ordem de organização e tudo que estimule os olhos do consumidor no momento da compra.
Olfato:
Um cheiro pode evocar diversas e intensas emoções, possuindo uma ligação extremamente forte com o cérebro, é uma grande ferramenta para memorização.
Audição:
Como o aroma, a música é uma ferramenta eficaz para um impacto no humor, sensibilização e memorização. Outra característica muito interessante ao explorar a audição é o poder de segmentação de um púbico.
Tato:
É de extrema importância que os clientes possam tocar em tudo. Mas isto não se restringe apenas ao produto em si, mas, nos tapetes e cortinas dos provadores, estofado do assento da sala de espera, qualidade dos copos descartáveis e muito mais.
Paladar:
Pessoas com fome vão embora mais rápido! Caso, seu negócio seja do ramo alimentício é imprescindível que seus clientes possam provar e comprovar a qualidade de seus produtos para garantir confiabilidade. Caso seu negócio não seja alimentício, é muito importante garantir bem-estar na hora da compra, demostrar que sua empresa se importa. O bem-estar do consumidor garante clientes satisfeitos e negócios fechados.
Cases interessantes de marketing sensorial:
Dunkin’ Donuts
O caso da Dunkin’ Donuts, é um grande exemplo de marketing sensorial. A empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era disparada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus.
Lacoste
A Lacoste utiliza o marketing sensorial por meio da música, afim de entregar uma experiência mais completa e original para os seus clientes. O uso de uma trilha sonora que condiz com a identidade da marca, foi o passo de sucesso realizado pela Lacoste.
Melissa:
A loja de sapatos Melissa causa o estimulo sensorial através do olfato. Sapatos não são comestíveis, mas a loja tem um aroma doce de goma de mascar. Mesmo não sendo um produto comestível, o cheiro é a assinatura da marca e está totalmente alinhado com o púbico alvo.
Por onde eu posso começar?
Faça uma análise profunda na sua loja/marca e estabeleça que tipos de emoção você gostaria de causar. Conheça seu consumidor e os sentimentos que quer gerar. A partir daí, direcione os sentidos a favor da sua marca.
Experimente!
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