Ao nos deparar com um anúncio publicitário, podemos observar em primeiro lugar as imagens, que representam o tema, o contexto e o obviamente, o produto a ser vendodo. Tudo isto é representado com muita facilidade através de uma poderosa ferramenta utilizada na publicidade: a fotografia.
A fotografia é um meio de representação usado quando se tem a necessidade de expressar e ilustrar algo de maneira simples e impactante. Uma boa foto consegue transmitir todas as informações necessárias ao consumidor, muitas vezes sem a necessidade de nenhum objeto textual.
Ao criarmos uma associação entre a imagem fotográfica e a realidade é possível retransmitir conceitos tangíveis e intangíveis, os quais se baseiam no produto como objeto em si, mas também revela o significado por traz do mesmo. Por isso é tão importante o cuidado e a atenção com a qualidade da fotografia nas peças publicitárias, pois ela se torna fundamental no sucesso ou fracasso da mensagem.
Além disto, a fotografia tem o papel de trazer o primeiro contato entre o anunciante e o consumidor, ilustrando também as características de posicionamento da marca. Em mídias impressas de rápida visualizaçã como anúncios digitais e outdoors, o papel principal da fotografia é trazer a atenção do consumidor para o anúncio, para que depois ele possa visualizar o restante do anúncio
Causar desejo, identificação, curiosidade e representação são alguns dos tantos significados que a fotografia provocar em um anúncio. Cabe então, um olhar crítico na produção da fotografia e uma composição harmoniosa da peça.
Sua empresa precisa de fotografias com qualidade, capazes de transmitir todo o potencial de seus produtos? Entre em
contato conosco.
Co
nfira aqui alguns trabalhos fotográficos de referência utilizados em anúncios de todo o mundo: