Como muitos já sabem o Google além de ser o maior site de pesquisa do mundo ainda fornece ótimas ferramentas para anunciantes da web. Uma dessas ferramentas é o Google Analytics. Totalmente gratuita ela permite analisar as estatísticas de visitação do seu site podendo assim ter um melhor controle sobre suas campanhas. Para melhor entender fizemos este artigo para que você possa conhecer melhor essa ferramenta. Confira:
O que é o Google Analytics?
O
Google Analytics é uma Application Programming Interface (API), em português, Interface de Programação de Aplicativos, normalmente utilizada pelos desenvolvedores de sites e profissionais dede Search Engine Optimization (SEO), profissionais que tem como objetivo a otimização para Motores de Busca.
Com o Analytics você consegue acompanhar detalhes sobre a visitação e estatísticas do seu site, além de tornar possível a verificação de variáveis interessantes, como a quantidade de visitas por dia ou então as palavras-chaves que estão sendo relacionadas ao seu site. Todos os dados são extraídos diariamente das estatísticas do próprio Google. Para utilizar essa ferramenta você deve possuir uma conta no Google, essas contas podem ser no Gmail ou Youtube. Em seguida, você deve acessar a página do Analytics e clicar sobre “Crie uma Conta”, caso você ainda não tenha cadastrado seu site no aplicativo, ou em “Faça Login”.
Cadastramento do site no Analytics
Se for o seu primeiro acesso, você deverá cadastrar algumas informações referentes ao seu site. Como nome da conta, URL, país, etc. O Google se compromete, através de sua política de privacidade, a não divulgar as informações fornecidas. O nome da conta deve ser cadastrado de modo expressivo, isso irá auxiliá-lo a identificar, entre muitos sites inscritos, qual você deseja analisar. Além disso, esse é o campo utilizado na impressão de relatórios.
Informar os dados corretos do país e do fuso horário são importantes para que haja precisão nos dados referentes ao horário de maior acesso dos usuários.
Confira cada um dos campos:
Nome da Conta: Esse campo irá auxiliá-lo a identificar em qual conta será feita a análise. Quando há várias contas, essa é a forma mais fácil de separá-las.
URL: Nesse campo você deve primeiramente escolher entre “http”, “https” ou “Não é um website”. Em seguida, deve preencher o domínio do seu site.
Fuso Horário: Você escolherá qual o seu país e qual o fuso horário utilizado.
Categoria do Setor: Você terá diversas opções de categoria para escolher a que mais se adequa ao seu tipo de site.
A partir daí você terá sua conta no Google Analytics porém, para que seu site seja analisado você deverá inserir um código de monitoramento, oferecido pelo Analytics.
Para obter o código, você deve clicar na aba “Código de Acompanhamento”, copiar o código e inseri-lo em todas as páginas do seu site. Esse código funciona como se fosse um DNA e será gerado cada vez que você cadastrar um novo site no Analytics.
Iniciando uma seção no Analytics
Ao iniciar sua sessão, a seguinte tela irá aparecer e você poderá selecionar qual site deseja realizar a análise. Isso poderá ser feito clicando sobre a opção de “Todas as contas”.
Assim, você terá acesso às informações referentes ao site escolhido. Na página inicial, você será apresentado ao painel de controle. Nele estão expostas informações sobre as visitas, duração média da visita, taxa de conversão, alertas, entre outros.
Acompanhando os relatórios
A emissão dos relatórios será feita de acordo com a ocasião determinada por você. Para isso, você poderá alterar o período em que deseja comparar os dados. Ao clicar sobre a data a ser modificada, um calendário aparecerá e você poderá determinar qual o intervalo de tempo desejado para que a análise seja feita. Essa análise pode ser realizada por hora, por dia, por semana ou por mês.
Os tópicos como Público Alvo, Publicidade, Fontes de Tráfego, Conteúdo, Conversões podem ser explorados de forma que você consiga obter o maior número de dados possíveis.
Para exemplificar melhor a forma como esses dados são apresentados, vamos utilizar o primeiro tópico que possui a “Visão geral” dos visitantes do site.
O gráfico formado por pontos indica o número de visitas alcançadas em determinado período. Cada um dos pontos faz referência a um dia, que pode ser visualizado ao passar o ponteiro do mouse sobre eles.
Além desses dados, temos também o número total de visitas por IP’s distintos ou não, o número total de exibições por página, a média de visitas por página, o tempo médio de permanência no site e a porcentagem de novas visitas. Outro dado importante é a taxa de rejeição. Essa taxa indica a porcentagem de usuários que permaneceram na sua página por menos de um minuto.
Informações referentes ao idioma, localização geográfica, tipo de navegador e sistema operacional, rede, entre outros dados a respeito dos visitantes, também podem ser obtidas através do Analytics.
Adicionando nova conta
Para adicionar uma nova conta vinculada ao seu endereço de e-mail, ou seja, para adicionar um novo site para análise, você deverá clicar na aba de “Administrador”. Em seguida, clique na opção “Nova conta” para
preencher novamente as informações a respeito do outro site que será analisado.
Excluindo um perfil ou conta
Para excluir um perfil ou uma conta, ou seja, excluir determinado site da lista de contas a serem analisadas, você deverá clicar na aba de administrador, selecionar o site que deve ser deletado, clicar em “Configurações da conta” e, em seguida, clicar em “Excluir esta conta” no canto inferior direito da página. Uma mensagem de confirmação será enviada e a conta será deletada.
Caso se interesse por entender melhor essa ferramenta e como trabalhar melhor sua campanha publicitária como o SEO ou Marketing Digital, entre em contato conosco clicando aqui.