Você com certeza já ouviu falar do IBOPE, principalmente nessas ultimas eleições com as pesquisas que foram realizadas. Mas você sabe como funciona esse Instituto?
O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) foi fundado em 1942 e hoje é a maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 13ª maior do mundo.
O que o IBOPE faz?
Ele fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado, no Brasil e em mais 14 países. Em 2012 completou 70 anos de experiência e tem na credibilidade o seu maior patrimônio. Não por acaso, a marca
IBOPE está presente nos dicionários como sinônimo de prestígio.
O comprometimento da empresa com a ética e a qualidade de suas pesquisas é muito grande e em conformidade com a regulamentação da atividade no Brasil e no mundo, o
IBOPE segue com rigor os códigos de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e da Associação Mundial de Profissionais de Pesquisa (Esomar).
No Brasil, adquiriu grande notoriedade pela medição de audiência de TV e pelas pesquisas eleitorais e de opinião pública, contribuindo com o amadurecimento da democracia e dos mercados que atende.
Unidades do Grupo IBOPE:
O
IBOPE provem de algumas Unidades de negócios, que são específicas para atender diferentes demandas do mercado, são elas:
1- IBOPE Media:
O
IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo
IBOPE responsável por prover o mercado com pesquisas sobre o consumo de todos os meios.
Com ampla presença na América Latina, detém a liderança inconteste em medição de audiência no Brasil, onde possui 14 escritórios regionais nas principais capitais. No total, o
IBOPE Media atua em 12 países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além de possuir um escritório comercial em Miami.
O objetivo dessa unidade é abastecer o mercado com softwares de gestão de mídia, atendendo desde a fase de planejamento até a mensuração dos resultados, com simulações do alcance e frequência de uma campanha, além de dados da audiência de diferentes meios, investimento publicitário, segmentação da população e hábitos e atitudes de consumo.
Uma vez por ano, a auditoria da Ernst &Young atesta a qualidade do serviço de medição de audiência de TV. A auditoria é contratada por uma parceria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade com as emissoras brasileiras de TV aberta.
Além do mais o
IBOPE possuí uma parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.
2-IBOPE Inteligência:
Essa segunda unidade tem como objetivo observar, descrever, medir e monitorar o comportamento dos latino-americanos, ajudando seus clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus clientes, consumidores, cidadãos, com toda a sociedade.
Dentro do
IBOPE Inteligência existem outras sete unidades de negócios, as quais são:
Consumo | Serviços
Otimização de investimento em informação e buscam por inovação nas indústrias de alimentos e bebidas, higiene e beleza, companhias aéreas, instituições financeiras, tecnologia e telecomunicações, fast food e varejo.
Opinião pública e política
Medir as expectativas e a percepção da população sobre diferentes temas sociais, econômicos, políticos e de comunicação.
Geonegócios
Especialistas em estudos de potencial de mercado que utilizam metodologias de análise exclusivas, aplicadas para redes varejistas, setor imobiliário e shopping centers.
IBOPE DTM
Empresa de marketing científico que integra dados para elaboração e implementação de estratégias de marketing e sistemas de tomada de decisão. Definição de estratégias de marketing de relacionamento com foco em fidelização, retenção e recuperação dos consumidores.
IBOPE Dados
Unidade especializada no serviço de coleta, recrutamento para pesquisas qualitativas e processamento de dados. Oferecem pesquisas face a face e telefônica aos clientes que procuram estrutura confiável de coleta, abrangência, agilidade e precisão.
CONECTA
É a plataforma web do IBOPE Inteligência. Fusão da pesquisa online, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras para alavancar campanhas de marketing digital.
Internacional
Possuem estrutura regional, sediada na Argentina, preparada para atender a demandas de pesquisa em toda a América Latina.
3-IBOPE Ambiental:
É a unidade de negócios que trabalha com certificação de projetos e inventários de gases de efeito estufa, consultoria em gestão de emissões, sustentabilidade e serviços ecossistêmicos, além de apoio ao licenciamento ambiental de grandes projetos.
É a primeira e única empresa do Brasil acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a certificar projetos de crédito de carbono no âmbito do Protocolo de Kyoto.
O
IBOPE ainda possuí uma unidade de investimento social, o
Instituto Paulo Montenegro. Que é uma organização sem fins lucrativos que tem com objetivo de contribuir com a qualidade do ensino no Brasil e em todos os países onde a empresa atua, disseminando práticas educacionais inovadoras e estimulando a mobilização social.
Nesse instituto podemos contar com o
INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), que mensura os níveis de alfabetismo funcional da população adulta brasileira, avaliando as suas habilidades e práticas de leitura, escrita e realizar cálculos aplicados ao seu cotidiano. Seus principais objetivos são fomentar o debate público, estimular iniciativas da sociedade civil e subsidiar a formulação de políticas públicas.
Com o
Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) o objetivo é disseminar o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica na rede pública de ensino.
E por fim com o
Programa PerguntAção que utiliza consultas participativas de opinião que têm como objetivo fortalecer a articulação de diferentes grupos sociais para promover ações que transformem sua realidade local.
Hoje, as unidades de negócios do
IBOPE provêm seus clientes com toda e qualquer informação para a tomada de decisões. Dessa forma seua maior vocação é oferecer conhecimento estratégico, muito além da mera geração de dados.
Por: Redação