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Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012
Colecionando histórias...
Todos nós escutamos aquelas antigas histórias contadas pelos nossos avós ou pais, de como eram as compras naqueles antigos armázens de bairro. O dono do empório, geralmente amigo da família, fazia as vendas da semana e confiava os pagamentos no final do mês. Cada ida ao armázem era uma história, uma prosa, e até nas festas de fim de ano o dono do armazém se juntava aos familiares.

Com o tempo, a compra no armazém foi deixando de ser hábito. No lugar, as compras de supermercado viraram uma rotina, algo típico das cidades grandes. As experiências e conversas deixaram de ser tão próximas e consequentemente as experiências trocadas no simples ato de compra, tornaram-se raras. Hoje, resurge uma preocupação entre as empresas que é exatamente proporcionar experiências com o consumidor, dialogar, participar de suas vidas, contar histórias, trocar vivências.

Esse momento do mercado, se caracteriza tecnicamente como o marketing voltado para o espírito humano, nas palavras de Kotler, marketing 3.0. São ações estratégicas, tomadas pelas organizações, a fim de transpor barreiras que as afastem de seus melhores amigos, os consumidores. É uma tentativa de estar cada vez mais próximo do cliente e fazer parte da sua vida, da sua rotina, da sua casa, da suas lembranças.

Essas ações de marketing, quando levadas a sério, reestruturam toda a organização da empresa, mas sua preocupação com esse "espírito do consumidor" fica mais latente na prmoção. E é aí que entra em ação os maiores criadores de histórias do mundo, nós publicitários. O ponto de venda e as mídias são os locais mais utilizados para promover histórias com esses consumidores. Quando possível, a casa, o serviço, a rua, o aeroporto, enfim, qualquer lugar se torna ambiente favorável para promover histórias com pessoas.

Alguns exemplos? Vejam esses:

Máquina da felicidade em São Paulo l Coca Cola



Homeganem surpresa no cinema l Natura



Um voo inesquecível l Natura Una



Obviamente, ações como essas pressupoem uma mudança em toda a organização corporativa, ou seja, a empresa que opta por relações mais humanas com seus consumidores, precisam incorporar em seus valores, em sua missão, em sua cultura organizacional, valores e atitudes mais humanos, de modo que até os funcionários percebam e comprem essa ideia.

Mas o que uma empresa ganha com isso? Lembrança do consumidor. Experiências marcam, fazem histórias. Simples assim. Seu produto pode até ter um diferencial bacana, sua empresa pode prestar os melhores serviços, mas as experiências é que perpetuam uma marca na mente do consumidor.

O melhor de tudo isso? Você não precisa ter uma verba de milhões para marcar, de fato, seus clientes. Pequenos gestos, um atendimento gentil, um serviço a mais que não contava no valor final, uma entrega sem cobrar o frete. Pequenos agrados, que interferem na decisão do cliente por um bom tempo.

É isso.

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