CG Propaganda
Marketing digital
Como meu site pode ficar no topo do Google?
Todo site pode ser otimizado utilizando técnicas de programação SEO para melhorar seu desempenho das buscas naturais do Google.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017
Marketing Sensorial
Marketing sensorial é uma área do marketing que explora todas as percepções sensoriais do sujeito, e os direciona para adquirir sucesso na experiência do cliente com a marca e, consequentemente, realizar a venda.
Este tipo de ação tem como principal objetivo atingir o subconsciente do indivíduo, estimulando os sentidos: olfato, visão, audição, paladar e tato, desencadeando assim, respostas emocionais nos consumidores.

Implementar o Marketing sensorial em sua marca garante resultados muito positivos, agindo diretamente nos sentidos e gerando uma experiência extremamente relevante e única do consumidor com a sua empresa. Sempre acostumado a ser estimulado apenas pelo visual, ao envolver outros sentidos, o comprador, além de se surpreender, diferencia seu negócio dos demais gerando preferência e fidelidade diante de seus concorrentes.
 
Como praticar o marketing sensorial?
 
Visão
O impacto causado pelo estimulo visual, não se limita em imagens, mas também, com a iluminação do ambiente, cores, espaços, ordem de organização e tudo que estimule os olhos do consumidor no momento da compra.
 
Olfato:
Um cheiro pode evocar diversas e intensas emoções, possuindo uma ligação extremamente forte com o cérebro, é uma grande ferramenta para memorização.
 
Audição:
Como o aroma, a música é uma ferramenta eficaz para um impacto no humor, sensibilização e memorização. Outra característica muito interessante ao explorar a audição é o poder de segmentação de um púbico.
 
Tato:
É de extrema importância que os clientes possam tocar em tudo. Mas isto não se restringe apenas ao produto em si, mas, nos tapetes e cortinas dos provadores, estofado do assento da sala de espera, qualidade dos copos descartáveis e muito mais.
 
Paladar:
Pessoas com fome vão embora mais rápido! Caso, seu negócio seja do ramo alimentício é imprescindível que seus clientes possam provar e comprovar a qualidade de seus produtos para garantir confiabilidade. Caso seu negócio não seja alimentício, é muito importante garantir bem-estar na hora da compra, demostrar que sua empresa se importa. O bem-estar do consumidor garante clientes satisfeitos e negócios fechados.
 
Cases interessantes de marketing sensorial:
 
Dunkin’ Donuts
O caso da Dunkin’ Donuts, é um grande exemplo de marketing sensorial. A empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em vários ônibus da cidade. A fragrância era disparada toda vez que um anúncio da marca tocava na rádio interna dos ônibus.

Lacoste

A Lacoste utiliza o marketing sensorial por meio da música, afim de entregar uma experiência mais completa e original para os seus clientes. O uso de uma trilha sonora que condiz com a identidade da marca, foi o passo de sucesso realizado pela Lacoste.
 


Melissa:

A loja de sapatos Melissa causa o estimulo sensorial através do olfato. Sapatos não são comestíveis, mas a loja tem um aroma doce de goma de mascar. Mesmo não sendo um produto comestível, o cheiro é a assinatura da marca e está totalmente alinhado com o púbico alvo.
 


Por onde eu posso começar?

Faça uma análise profunda na sua loja/marca e estabeleça que tipos de emoção você gostaria de causar. Conheça seu consumidor e os sentimentos que quer gerar. A partir daí, direcione os sentidos a favor da sua marca.

Experimente!

Gostaria de implementar o Marketing Sensorial na sua empresa? Entre em contato, nós podemos de ajudar. 
©2017 - CG Propaganda e Design - +55 (19) 3894-6007 - Indaiatuba - SP - Brasil