CG Propaganda
Marketing digital
Como meu site pode ficar no topo do Google?
Todo site pode ser otimizado utilizando técnicas de programação SEO para melhorar seu desempenho das buscas naturais do Google.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014
IBOPE – CONHECENDO UM POUCO MAIS
Você com certeza já ouviu falar do IBOPE, principalmente nessas ultimas eleições com as pesquisas que foram realizadas. Mas você sabe como funciona esse Instituto?

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) foi fundado em 1942 e hoje é a maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 13ª maior do mundo.

O que o IBOPE faz?

Ele fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado, no Brasil e em mais 14 países. Em 2012 completou 70 anos de experiência e tem na credibilidade o seu maior patrimônio. Não por acaso, a marca IBOPE está presente nos dicionários como sinônimo de prestígio. 

O comprometimento da empresa com a ética e a qualidade de suas pesquisas é muito grande e em conformidade com a regulamentação da atividade no Brasil e no mundo, o IBOPE segue com rigor os códigos de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e da Associação Mundial de Profissionais de Pesquisa (Esomar).

No Brasil, adquiriu grande notoriedade pela medição de audiência de TV e pelas pesquisas eleitorais e de opinião pública, contribuindo com o amadurecimento da democracia e dos mercados que atende.

Unidades do Grupo IBOPE:

O IBOPE provem de algumas Unidades de negócios, que são específicas para atender diferentes demandas do mercado, são elas:     
      

1- IBOPE Media:

O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE responsável por prover o mercado com pesquisas sobre o consumo de todos os meios.

Com ampla presença na América Latina, detém a liderança inconteste em medição de audiência no Brasil, onde possui 14 escritórios regionais nas principais capitais. No total, o IBOPE Media atua em 12 países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além de possuir um escritório comercial em Miami.

O objetivo dessa unidade é abastecer o mercado com softwares de gestão de mídia, atendendo desde a fase de planejamento até a mensuração dos resultados, com simulações do alcance e frequência de uma campanha, além de dados da audiência de diferentes meios, investimento publicitário, segmentação da população e hábitos e atitudes de consumo.

Uma vez por ano, a auditoria da Ernst &Young atesta a qualidade do serviço de medição de audiência de TV. A auditoria é contratada por uma parceria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade com as emissoras brasileiras de TV aberta.

Além do mais o IBOPE possuí uma parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.

2-IBOPE Inteligência:

Essa segunda unidade tem como objetivo observar, descrever, medir e monitorar o comportamento dos latino-americanos, ajudando seus clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus clientes, consumidores, cidadãos, com toda a sociedade. 

Dentro do IBOPE Inteligência existem outras sete unidades de negócios, as quais são:

Consumo | Serviços
Otimização de investimento em informação e buscam por inovação nas indústrias de alimentos e bebidas, higiene e beleza, companhias aéreas, instituições financeiras, tecnologia e telecomunicações, fast food e varejo.

Opinião pública e política 
Medir as expectativas e a percepção da população sobre diferentes temas sociais, econômicos, políticos e de comunicação.

Geonegócios
Especialistas em estudos de potencial de mercado que utilizam metodologias de análise exclusivas, aplicadas para redes varejistas, setor imobiliário e shopping centers.

IBOPE DTM
Empresa de marketing científico que integra dados para elaboração e implementação de estratégias de marketing e sistemas de tomada de decisão. Definição de estratégias de marketing de relacionamento com foco em fidelização, retenção e recuperação dos consumidores.
IBOPE Dados
Unidade especializada no serviço de coleta, recrutamento para pesquisas qualitativas e processamento de dados. Oferecem pesquisas face a face e telefônica aos clientes que procuram estrutura confiável de coleta, abrangência, agilidade e precisão. 

CONECTA
É a plataforma web do IBOPE Inteligência. Fusão da pesquisa online, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras para alavancar campanhas de marketing digital.
Internacional
Possuem estrutura regional, sediada na Argentina, preparada para atender a demandas de pesquisa em toda a América Latina.
 
3-IBOPE Ambiental:

É a unidade de negócios que trabalha com certificação de projetos e inventários de gases de efeito estufa, consultoria em gestão de emissões, sustentabilidade e serviços ecossistêmicos, além de apoio ao licenciamento ambiental de grandes projetos.

É a primeira e única empresa do Brasil acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a certificar projetos de crédito de carbono no âmbito do Protocolo de Kyoto.

O IBOPE ainda possuí uma unidade de investimento social, o Instituto Paulo Montenegro. Que é uma organização sem fins lucrativos que tem com objetivo de contribuir com a qualidade do ensino no Brasil e em todos os países onde a empresa atua, disseminando práticas educacionais inovadoras e estimulando a mobilização social. 

Nesse instituto podemos contar com o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), que mensura os níveis de alfabetismo funcional da população adulta brasileira, avaliando as suas habilidades e práticas de leitura, escrita e realizar cálculos aplicados ao seu cotidiano. Seus principais objetivos são fomentar o debate público, estimular iniciativas da sociedade civil e subsidiar a formulação de políticas públicas.

Com o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) o objetivo é disseminar o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica na rede pública de ensino.

E por fim com o Programa PerguntAção que utiliza consultas participativas de opinião que têm como objetivo fortalecer a articulação de diferentes grupos sociais para promover ações que transformem sua realidade local.

Hoje, as unidades de negócios do IBOPE provêm seus clientes com toda e qualquer informação para a tomada de decisões. Dessa forma seua maior vocação é oferecer conhecimento estratégico, muito além da mera geração de dados.
 
Por: Redação
©2024 - CG Propaganda - Indaiatuba - SP - Brasil