CG Propaganda
Quem sabe, sabe
Você conhece quem são seus clientes?
Pesquisas de mercado podem trazer informações importantes para lançamento de produtos e são essenciais para o sucesso de um negócio.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2014
Vote consciente - Eleições 2014
No dia 5 de outubro, o Brasil vive mais um dia de eleições. Desta vez, você eleitor escolhe os candidatos  para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da república. Se você ainda tem alguma dúvida sobre as eleições, a CG vai te dar algumas dicas para votar nesse domingo.

HORÁRIO
Tanto no primeiro, quanto no segundo turnos, o horário estabelecido para votação é das 8h às 17h. Portanto, todos devem se preparar para cumprir esses horários, uma vez que não há prorrogação. Próximo do encerramento o eleitor que estiver na fila da seção recebe uma senha numerada que garante seu direito ao voto.

LOCAL DA VOTAÇÃO
Para votar, o eleitor deverá  saber quais são a zona e seção eleitoral em que ele está habilitado para votar, esses dados constam no título de eleitor. O documento, porém, não é de porte obrigatório. As informações sobre onde o eleitor vota, podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 
Na hora da votação podem ser apresentados outros documentos oficiais com foto, como carteiras de identidade, trabalho, habilitação, ou passaporte, certificado de reservista e carteiras de órgãos profissionais reconhecidos por lei (Crea, OAB, CRM). Mesmo com o título eleitoral, a apresentação de um documento oficial é obrigatória.

A VOTAÇÃO
Nessas eleições, a urna eletrônica vai exibir as telas de seleção dos candidatos na seguinte ordem: deputado estadual (5 dígitos), deputado federal (4 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos). A cada etapa da votação, o eleitor deve conferir o número, nome e foto do candidato na tela da urna e confirmar com a tecla verde. Ao final do processo, o comprovante de votação é entregue, ao eleitor, pelos mesários.

JUSTIFICATIVA
O eleitor que estiver fora da cidade onde vota pode se justificar, no dia da eleição, em qualquer seção eleitoral do país. O prazo para se justificar é de 60 dias, a partir da data do processo. Neste caso, é necessário o preenchimento de um formulário, disponível nos locais de votação que também pode ser obtido, para download, por meio no site do TSE.

CONDUTA DOS ELEITORES
Na cabine de votação é expressamente proibido uso de equipamentos eletrônicos, como câmeras, celulares e rádios, pois estes podem quebrar o sigilo do voto, que deve ser secreto. Os eleitores podem manifestar – dentro ou fora da seção eleitoral e desde que em silêncio - sua preferência de candidato, partido ou coligação, isso quer dizer que, é permitida a utilização de camisas, bandeiras, bonés e outros acessórios.

No domingo, vote consciente e faça do Brasil um país melhor.



Fonte: Encontro Brasília
©2017 - CG Propaganda e Design - +55 (19) 3894-6007 - Indaiatuba - SP - Brasil